Programa de Pós-Graduação em Bioenergia

Tools
Nota 3
bioenergia
Programa de Pós-Graduação em Bioenergia
Tecnologia
Mestrado Acadêmico
O Programa de Pós-Graduação em Bioenergia Stricto Sensu (PPB-UEM), nível de Mestrado Acadêmico foi aprovado em 02 de outubro de 2009 pelo CTCES/Capes, iniciando suas atividades em março de 2010 com homologação pelo Conselho Nacional de Educação através da Port. MEC 979, de 26/07/2012.
O Bioenergia é um curso interdisciplinar da Câmara III: Engenharia, Tecnologia e Gestão. Desta forma profissionais das áreas de engenharias, tecnológicos (Química, Física, Biotecnologia, Biologia, etc.) e gestão (Administração, Economia, etc.) podendo desenvolver projetos nas áreas de Biocombustíveis e Energias Renováveis. Sendo assim PPB visa a contribuir com a formação qualificada de recursos humanos que possam intervir na geração e na transferência à sociedade de conhecimentos específicos em produção, controle de qualidade, aproveitamento, gestão da cadeia produtiva, uso adequado e avaliação dos impactos dos biocombustíveis e seus coprodutos no ambiente e na sociedade.
Desse modo, o objetivo geral do curso é a formação de pessoal qualificado na área de Bioenergia, com ênfase em Biocombustíveis, para atuar em pesquisa e desenvolvimento e no magistério superior, sob a perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, visando ao desenvolvimento estadual, nacional e internacional.
Geração e Caracterização de Matéria-Prima;
Produção de Biocombustíveis e Co-Produtos;
Uso e Controle de Qualidade dos Biocombustíveis;
Impactos Ambientais e Socioeconômicos.
Daniel Tait Vareschini (Coordenador), José Eduardo Olivo, Gisella Maria Zanin, Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnanni, Nehemias Curvelo Pereira, Pedro Augusto Arroyo, Wanderley Dantas dos Santos.
Daniel Tait Vareschini