Valendo-se de seu potencial em todas as áreas do conhecimento e da rede de laboratórios que presta serviços à comunidade, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) trabalha para estabelecer parcerias com os segmentos da sociedade civil organizada, as instituições públicas e o governo estadual, resultando em projetos e ações que beneficiam efetivamente a população em geral.
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater
A UEM firmou um termo de cooperação técnica com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) para estimular e valorizar o trabalho de agricultores familiares e artesãos envolvidos em turismo rural, agroindústria, cooperativismo e promoção da cidadania. Trata-se de incentivo à criação de novos modelos de negócios que empreguem cultura, conhecimento tradicional e simbolismo ao mesmo tempo em que haja geração de emprego e renda no campo.
A Universidade fará treinamentos sobre: elaboração de fotografias com finalidade de divulgação de produtos em mídias sociais; identificação e aplicação de identidade no artesanato por meio de técnicas de criatividade; e elaboração de produtos de artesanato, por meio do uso de casulos de seda, com melhoria da qualidade das peças e foco na identidade regional.
Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR)
A UEM ingressou no programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. O projeto Lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) objetiva estimular os universitários a participarem do processo eleitoral atuando como mesários voluntários nas eleições deste ano. Em contrapartida, o trabalho será registrado como atividade extracurricular.
A parceria garante a concessão de até 60h extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas eleições deste ano, caso atuem nos dois turnos do pleito, e de 30h, quando a participação for em um turno somente. Os inscritos receberão treinamento fornecido pela Justiça Eleitoral.
Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa)
Com as Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), ligadas à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), há uma proposta de criação de um plano de negócios que visa definir as demandas e necessidades dos produtos comercializados pela Ceasa em Maringá.
A UEM espera impactar positivamente o desenvolvimento regional e criar uma política institucional em um ambiente de formação profissional, produção e pesquisa. A parceria também busca potencializar a presença da Ceasa na região, além de estimular a participação de produtores rurais familiares.
Procon e Prefeitura de Maringá
A UEM, o Procon e a Prefeitura de Maringá mantêm um convênio que abre caminho para ampla prestação de serviços por meio da rede de laboratórios da universidade. Na prática, os laudos dos laboratórios de combustíveis, medicamentos e alimentos, por exemplo, servem de respaldo técnico para as atividades do Procon de Maringá.
O convênio também prevê outras ações, como execução de projetos de educação financeira, apresentações teatrais temáticas, pesquisas de preços e análise de mercado.
Educação infantil
Por meio de convênio com a Prefeitura de Maringá, em 2020 a Creche “Pertinho da Mamãe” passou a atender dentro do modelo de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), ampliando o número de vagas. O atendimento, que antes era exclusivo aos filhos das servidoras da UEM, agora também é destinado a pessoas da comunidade externa.
SAMU
Os estudantes do sexto ano de Medicina da UEM têm vivência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a fim de se prepararem melhor para o atendimento pré-hospitalar. Como contrapartida, a UEM auxiliará na formação continuada dos educadores do município, ampliando este tipo de cooperação já iniciada em outras atividades.
Secretaria Estadual da Saúde
A UEM e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da 15ª Regional de Saúde, têm parceria para facilitar a atualização e o acesso aos dados de transmissão das doenças causadas por arbovírus (dengue, zika e chikungunya).
A proposta é criar uma plataforma que ofereça uma visão em tempo real de dados importantes para guiar os gestores de saúde dos municípios. Com ela, os casos das doenças serão atualizados diariamente e apresentados como estatísticas descritivas, gráficos e índices, fornecendo um panorama geral e cenários específicos a cada cidade.
Um dispositivo semelhante foi desenvolvido pelo Departamento de Estatística da UEM para acompanhamento dos casos de Covid-19, dando suporte às ações das prefeituras.
Agropecuária e os municípios da região
A UEM e parceiros do setor agropecuário elaboram projetos para encaminhamento aos órgãos de fomento do Estado do Paraná com o objetivo de financiar programas para as prefeituras da região. A mediação na busca por verbas é feita pela Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), da qual a universidade faz parte.
A proposta é que os projetos mostrem o que cada município tem de melhor, com estabelecimento de metas, planejamento de ações, proposição de indicadores, definição das responsabilidades dos envolvidos e cálculo dos recursosnecessários para tirar as ideias do papel. Os dados em análise são sobre pecuária leiteira, hortigranjeiro, manejo e conservação de solo, bicho-da-seda, produção de grãos e herbicidas.
Laboratório de Inovação na Saúde
Com a estruturação do Laboratório de Inovação na Saúde, a UEM avança na política institucional para o desenvolvimento territorial. Os caminhos para implementá-lo passam inclusive pela definição da natureza jurídica do órgão, cuja criação surgiu de demandas apresentadas pela 15ª Regional de Saúde do Paraná visando fortalecer o desenvolvimento territorial nessa área por meio do trabalho colaborativo.
As discussões também envolvem, atualmente, a UEM (incluindo o Complexo de Saúde), Seti, 15ª Regional de Saúde do Paraná, Amusep, Centro de Inovação de Maringá, Uningá, Codem, Cresems/Cosems/PR, Cisamusep, Dharma Saúde, Escola de Saúde Pública do Paraná, Hub Connect HealthTech, Inpar Soluções, Meagenda, Sebrae, Sesc, Software by Maringá, Subseção Maringá da OAB e UniCesumar.
Prefeitura de Mandaguari
Uma parceria estabelecida entre a UEM e a Prefeitura de Mandaguari deve fomentar e fortalecer a agricultura familiar e o turismo rural, criar ideias e estratégias para elevar as potencialidades de empresas locais, melhorar a mobilidade urbana, além de tornar a cidade mais sustentável por meio do projeto Recicla 100%.
Uma primeira ação prevista é a revisão do Plano Diretor do Município por arquitetos e urbanistas da universidade. A parceria reforça iniciativas de atuação da UEM com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) para alavancar a economia e a transformação social das cidades, ajudando a população a ter melhores condições de vida.
Pesquisas para empresas na criação de mercado competitivo
A UEM e o Centro de Inovação de Maringá (CIM) identificam demandas para o fomento de projetos inovadores desenvolvidos por pesquisadores de mestrado, doutorado e iniciação tecnológica. A parceria passa por um edital lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo qual a universidade tem bolsas de estudo para desenvolver projetos de interesse de indústrias e empresas. A aproximação da academia com o setor privado tem sido rotina crescente no mundo e possibilita a criação de um mercado mais competitivo.
Atração de investidores
Com a proposta de atrair potenciais investidores, a UEM auxilia na elaboração de Raios X de Oportunidades, com um levantamento minucioso sobre as potencialidades econômicas dos municípios da região. O documento terá informações sobre parques industriais existentes, leis de incentivos fiscais em vigor, espaços físicos disponíveis para implantação de empresas, perfil da mão de obra qualificada, fornecimento de energia elétrica, rede de água e esgoto, entre outras. Ao final, será enviado às agências de fomento ligadas aos governos estadual e federal e aos organismos nacionais e do exterior. O projeto está de acordo com o objetivo da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), que é promover ações que resultem na abertura e manutenção de empregos e estimulem a geração de riqueza nas cidades.
Inovação e apoio ao setor produtivo
Aliando-se ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a UEM prepara um trabalho de apoio com o objetivo de fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no Estado. Por um acordo de cooperação ampla, as partes querem aglutinar o potencial científico produzido pelos professores e pesquisadores da UEM e os especialistas do Tecpar para abrir possibilidades mútuas e fazer chegar ao setor produtivo, por meio da expertise do instituto, as inovações desenvolvidas na academia.
Projeto Echo
Por meio da colaboração científica entre a UEM, a Universidade do Novo México (Estados Unidos), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria de Saúde de Maringá, médicos da área de reumatologia estão recebendo capacitação para atuar nas Unidades Básicas de Saúde do município. A iniciativa integra o Projeto Echo, implantado em 2019 com a ajuda do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), pioneiro na América Latina nessa atividade. O objetivo é formar profissionais mais assertivos em diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças reumáticas, segunda causa mundial de incapacitação de pessoas.
Inovação e Robótica
A UEM faz parte da maior rede de ensino, pesquisa, extensão e inovação sobre Internet das Coisas (IoT) e Robótica do Paraná, e uma das maiores do Brasil, conhecida por Projeto Manna. Sob coordenação de uma pesquisadora da UEM, a rede reúne pesquisadores do Paraná e de outros Estados brasileiros.
O grupo desenvolve pesquisas de excelência, transfere tecnologia para empresas e ainda causa impacto positivo na comunidade ao ampliar os espaços extraclasse e ao contribuir com a formação do Cidadão 5.0. Além do trabalho de pesquisa e inovação tecnológica, o Manna promove inclusão e oportunidades para cidadãos de quaisquer idades a partir de um ecossistema de formação de empreendedores com inteligência social e capazes de alavancar a inovação em muitas áreas de conhecimento. Há mais de 20 anos, o Manna atende professores e estudantes dos ensinos médio, fundamental e técnico de escolas públicas de diferentes municípios, bem como estudantes e professores de graduação e pós-graduação de várias instituições de ensino superior.
Plano Estadual de Irrigação
A UEM estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) no Programa Irriga Paraná, que prevê projetos de tecnologia e inovação, entre outros eixos. A universidade disponibilizará o conhecimento técnico na área, com capacitação aos agricultores. Também participará do planejamento de territórios, da elaboração e do dimensionamento de sistemas de irrigação para as mais diferentes culturas, tornando o mecanismo viável tanto técnica quanto economicamente.
Rede de Pesquisas para Emergências Epidemiológicas
A criação da Rede UEM de Pesquisa para Emergências Epidemiológicas (RUPEEp), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa o avanço da pesquisa e de protocolos para o combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias, dentre elas a da Covid-19. Concorrendo a chamadas públicas, a RUPEEp receberá apoio para desenvolver ações que, no caso da Covid-19, focarão no enfrentamento à doença, com estudos em busca de alternativas terapêuticas, desenvolvimento de vacina, como também no aprimoramento e desenvolvimento de novos testes diagnósticos.
Polícia Militar
Cães lesionados durante os treinamentos ou operações da Polícia Militar do Paraná deverão ser atendidos pelo Hospital Veterinário da UEM, em Umuarama. A cooperação entre a universidade e a corporação militar está em debate com a coordenação do Centro Veterinário da PM do Paraná. Pelo acordo estabelecido, a UEM prestará socorro aos cães que servem à Polícia Militar nas cidades de Maringá e Cianorte.
Formação de gestores públicos
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UEM atende a uma demanda do governo estadual ao formar gestores públicos. O curso é resultado de uma parceira entre a Escola de Gestão do Paraná, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a UEM.
Inglês para militares
Policiais militares de Maringá, incluindo os que estão lotados no Corpo de Bombeiros, podem cursar o idioma inglês oferecido pelo Instituto de Línguas (ILG) da UEM. Com a parceria, a PM pretende agregar valor ao trabalho dos profissionais da corporação ao melhorar a qualidade e o desempenho do serviço prestado, considerando a presença cada vez maior de estrangeiros na cidade.
Planejamento Urbano
A cooperação entre a UEM e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) deve resultar em planos de trabalho para desenvolvimento e execução conjunta de ações, programas e projetos de interesse e objetivos em comum, incluindo a discussão do Plano Diretor do Município. Também permitirá o intercâmbio de assuntos educacionais, científicos, tecnológicos e de pesquisa.
Núcleo dá suporte à investigação científica
A UEM, a Secretaria de Segurança de Maringá e a Polícia Científica do Paraná trabalham no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ciências Forenses e Segurança Pública (Nesp). Com essa iniciativa, a universidade amplia os horizontes para desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão, além de oferecer estágios. Os serviços de segurança ganham novas técnicas, métodos científicos, novos protocolos e novas formas de investigar crimes. O Nesp-UEM ainda garante agilidade nos resultados de exames e possibilita mais rapidez e eficiência nas tomadas de decisão no aspecto jurídico dos processos.