Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) atua no enfrentamento à Covid-19, especialmente com desenvolvimento de pesquisas e atuação na saúde pública, com destaque aos serviços prestados pelo Hospital Universitário Regional de Maringá. Nesta caminhada de dois anos, a UEM preservou as vidas de seus estudantes com o ensino remoto emergencial e de seus servidores com o regime de teletrabalho.
Agora, chega a hora de recebermos novamente nos câmpus os alunos e professores das nossas cerca de 70 graduações. A universidade esperava ansiosamente por este momento! Embora seja um enorme e inédito desafio assegurar a manutenção das aulas presenciais, a universidade sente que está preparada para isso por meio da conscientização da sua comunidade acadêmica, da obrigatoriedade do passaporte da vacinação e do cumprimento dos protocolos de biossegurança estabelecidos.
Mesmo com a alegria de recebê-los, o Brasil vive a quarta onda da pandemia. Portanto, o Grupo de Trabalho Técnico para Gerenciamento de Questões Relativas à Covid-19 da UEM, formado por especialistas na área da saúde, continua fazendo o monitoramento da situação. As decisões tomadas pela universidade são sempre pautadas pela Ciência, bem como por dados e documentos oficiais fornecidos por secretarias municipais de saúde, Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).