
Painéis Sustentáveis de Gesso Acartonado Produzidos a partir de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Fibrosos
Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2017 013625-6
22/06/2017
23/02/2021
Não
Célia Regina Granhen Tavares, Rubya Vieira de Mello Campos, Carlos Augusto de Melo Tamanini, Paulo Fernando Soares, Aline Lisot
A tecnologia apresenta um processo inovador e sustentável para a fabricação de painéis de gesso acartonado, substituindo parte das matérias-primas tradicionais por resíduos da construção civil (notadamente aqueles da montagem de paineis de gesso acartonado, descartados) e fibras agrícolas descartadas. Essa solução reduz a dependência de insumos importados e o uso de recursos naturais finitos, além de oferecer uma alternativa ecologicamente responsável para o reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados. A inovação beneficia diretamente os setores da construção civil, arquitetura, design de interiores e empresas comprometidas com práticas ambientais e economia circular.
Aplicável na construção civil para a produção de painéis de gesso acartonado utilizados no revestimento interno de ambientes. A tecnologia agrega valor ao oferecer melhor desempenho em isolamento acústico, atendendo às demandas de construtoras, incorporadoras, arquitetos e designers de interiores que buscam soluções mais sustentáveis e eficientes para projetos residenciais e comerciais.
A construção civil e a agroindústria geram grandes volumes de resíduos que, por falta de tecnologias viáveis de reaproveitamento, acabam sendo descartados, gerando impactos ambientais e custos extras para as empresas. A invenção soluciona esse problema ao
• Produção de painéis de gesso acartonado mais sustentáveis, com reaproveitamento total de resíduos;
• Redução de custos com descarte e insumos tradicionais;
• Contribuição direta para práticas de economia circular;
• Produto competitivo, com potencial para atender às exigências ambientais do setor da construção civil.
• Redução de custos com descarte e insumos tradicionais;
• Contribuição direta para práticas de economia circular;
• Produto competitivo, com potencial para atender às exigências ambientais do setor da construção civil.
TRL/MRL 5: A tecnologia deve passar por testes mais rigorosos do que a TRL 4. Validação em ambiente relevante de componentes ou arranjos experimentais, com configurações físicas finais. Capacidade de produzir protótipo do componente do produto.
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Pesquisa e desenvolvimento conjunto




