Processo para preparação de materiais porosos usando cinzas de folhas de bananeira como fonte de silício e aplicação em adsorção de gás CO2
Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2018 003076-0
16/02/2018
06/06/2023
Sim
UEM / UTFPR
Eduardo Radovanovic, Orlando Baron, Silvia Luciana Fávaro Rosa, Murilo Pereira Moisés, Pedro Augusto Arroyo
Propor uma alternativa viável ambiental e economicamente para reciclagem e reaproveitamento das cinzas da folha da bananeira, aplicando este resíduo, como matéria prima na preparação de zeólitas, com potencial uso para adsorção de gás causador do efeito estufa (CO2). As cinzas da folha da bananeira são geradas após a queima de folhas de bananeira em dispositivos geradores de calor.
Existem várias atividades industriais beneficiadas diretamente com este invento, dentre elas podemos destacar as fábricas de baterias, curtumes, usinas de álcool e açúcar, lavanderias industriais, indústrias químicas e petroquímicas, dentre várias outras. O material preparado neste invento viabiliza a utilização das folhas da bananeira como combustível em equipamentos geradores de vapor, pois propõe uma alternativa rápida, eficiente, fácil e inovadora para reaproveitamento das cinzas geradas neste processo de queima.
Utilizar as cinzas de folha de bananeira como matéria-prima, fonte de silício, para produção de materiais zeolíticos porosos com alto valor agregado, com potencial uso para adsorção de gás CO2.