• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AutoGrid - Um sistema para análise quantitativa de imagens histológicas de forma semi-automática

AutoGrid - Um sistema para análise quantitativa de imagens histológicas de forma semi-automática
Programa de computador
Registro concedido
BR 51 2022 001044-5
10/05/2022
17/05/2022
Não
Yandre Maldonado e Gomes da Costa; Celso Vítor Alves Queiroz Calomeno; Sergio Alvarez da Silva Junior; Mateus Filipe Tavares Carvalho; Julio Cesar Polonio; Franklin Cesar Flores
O AutoGrid é um software se visa facilitar a aplicação da técnica morfométrica de Weibel, que utiliza uma grade de pontos para realização de quantificação indireta de alguns tipos de órgãos/tecidos biológicos. O programa de computador aqui apresentado possibilita a aplicação da técnica de forma semi-automática.
O programa se propõe em resolver o problema de contagem manual de pontos utilizando a Grade de Weibel, em busca de melhorar a produtividade e eficiência em rotinas de laboratórios de pesquisa, e também melhorar a precisão de dados coletados na aplicação deste protocolo para a quantificação e avaliação dos tecidos biológicos a serem analisados.
O programa de computador aqui apresentado possibilita a aplicação da análise morfométrica de Weibel de forma semi-automática. Desse modo, o usuário necessita apenas fazer a seleção dos parâmetros a serem analisados, e indicar alguns marcadores de regiões na imagem que servem como referência para que os algoritmos realizem de forma automática a identificação completa de regiões por toda a imagem do tecido biológico em análise. Assim, o processo como um todo ganha bastante agilidade.
O sistema foi desenvolvido e testado utilizando-se um conjunto de imagens de porções glandulares da próstata, levando-se em consideração as regiões de lúmen, epitélio e estroma. O processo de semi-automatização é feito em duas etapas principais, a segmentação do epitélio e a segmentação do lúmen. Na primeira etapa, o epitélio é segmentado utilizando a "binarização" do canal azul ou vermelho da imagem, com valores escolhidos pelo usuário. Na segunda etapa, o usuário deve marcar pontos na imagem indicando a região do lúmen, a segmentação desta região é então realizada por meio de um algoritmo de inundação (flood fill). As regiões que não sofreram nenhuma segmentação nas etapas 1 e 2 são consideradas como estroma. A partir da segmentação, é realizada a aplicação da grade e contagem dos pontos de forma automática pelo software.
TRL/MRL 8: A tecnologia foi testada e qualificada para ambiente real, estando pronta para ser implementada em um sistema ou tecnologia já existente.
fig1fig2fig3

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (44) 3011-4109

Pasta 43 - software

© 2025 Universidade Estadual de Maringá • Assessoria de Comunicação Social • Coordenadoria de Promoção e R.P.