ERQ-Sim
Programa de computador
Registro concedido
BR 51 2024 004094-3
30/10/2024
05/11/2024
Não
Isabela Dancini Pontes, Gabriel Sciarra Mandelli, Erik Seiji Akaishi, Lucas Gabriel Arend, Gabriel Filipe Calloi Palozi
A Engenharia das Reações Químicas é um tópico abordado nos cursos de Engenharia Química e o intuito desse programa é auxiliar no aprendizado dos alunos de forma didática e inclusiva. Com uma interface amigável, pretende fornecer ao usuário ferramentas úteis e descomplicadas para a compreensão do conteúdo.
Além de poder ser uma ferramenta importante de aprendizagem, ele também pode ser aplicado em sistemas industriais com o intuito de ajustar parâmetros operacionais, ou mesmo projetar sistemas reacionais.
Além de poder ser uma ferramenta importante de aprendizagem, ele também pode ser aplicado em sistemas industriais com o intuito de ajustar parâmetros operacionais, ou mesmo projetar sistemas reacionais.
TRL/MRL 8: A tecnologia foi testada e qualificada para ambiente real, estando pronta para ser implementada em um sistema ou tecnologia já existente.
O programa ERQ-Sim resolve diversos problemas de Engenharia das Reações Químicas. Com ele é possível, a partir de lei de velocidade de ordem n, projetar reatores ideais e não-ideais, configurar reatores CSTRs em série, construir o diagrama de Levenspiel, projetar reatores isotérmicos e adiabáticos, calcular tempo médio de residência, distribuição de tempo de residênica, dentre outros parâmetros.
O programa ERQ-Sim tem como objetivo ser uma ferramenta amigável, intuitiva, fácil de usar e visualmente agradável, a fim de gerar uma experiência de uso prazerosa e agregadora em conhecimentos de engenharia das reações químicas. Além disso, um objetivo complementar é criar uma solução que se mostre mais acessível em diversos fatores. O primeiro fator da acessibilidade é a financeira, cujo objetivo é o programa seja de licença livre e gratuita, para que todas as pessoas possam usar. O programa também foi planejado para ser leve, não exigindo computadores robustos ou com configurações avançadas, assim, mais pessoas podem utilizar a ferramenta. Como o programa tem público-alvo primário professores, estudantes e profissionais da engenharia química brasileiros, a ferramenta é completamente feita em nosso idioma local, não demandando conhecimento em outros idiomas ou uso de ferramentas de tradução. Não ter habilidades e conhecimentos prévios em computação ou programa também não impede uma pessoa de usar o programa, sendo acessível para mais uma grande fatia do público destinado. E por fim, o programa busca de forma indireta abordar a diversidade e inclusão de gênero, de forma a gerar maior identificação e conexão de usuárias do público feminino, mas sem gerar atrito na experiência de outros públicos. O propósito por trás disso é ressignificar o ambiente da engenharia e da indústria puramente masculino e torná-lo mais diversos gradativamente.