Laboratório de Qualidade da Água e Controle de Poluição (Saneamento Ambiental - Lasam)

Profa. Dra. Claudia Telles Benatti
Engenharia Civil
Composta por:
Prof. Dr. Sandro Rogério Laustenschlager (Docente)
Prof. Dr. Lúcio Cardozo Filho (Docente/Responsável Técnico)
Marcela Fernandes Silva (Química/Responsável Técnico)
Claudinei Pereira da Silva (Técnico de Laboratório)
Ivan Rocha dos Santos (Auxiliar de Laboratório)
Localizado no Bloco 12 da Universidade Estadual de Maringá, o laboratório de Saneamento Ambiental realiza Análises Físico-Químicas de Água e Efluentes e Análises Microbiológicas de Água. Desenvolve estudos sobre tratamento de efluentes e águas de abastecimento. É cadastrado junto a vigilância sanitária possuindo Licença Sanitária para operação.
Tem como objetivo fornecer suporte ao ensino, a pesquisa e a extensão. Desde 1983, atende a comunidade de Maringá e região com a prestação de serviços a instituições públicas, empresas privadas e pessoas físicas. O laboratório utiliza metodologias de referência e possui pessoal com qualificação técnica e comprometida com a qualidade e respeitando as legislações vigentes.
Engenharias
O Lasam da UEM oferece suporte para as atividades de ensino e pesquisa. Realiza a prestação de serviços por meio da realização de análises da potabilidade da água, controle de qualidade de piscinas, análises de águas superficiais e subterrâneas, análises físico químicas de efluentes e ensaios de tratabilidade em efluentes.
Dentre as análises realizadas pode-se citar: determinação da Alcalinidade total, Alumínio, Amônia, Aspecto, Cloretos, Cloro residual livre, Condutividade, Cor aparente, Dióxido de carbono livre, Dureza total (cálcio e magnésio), Ferro, Fluoreto, Fosfato, Manganês, Nitrato, Nitrito, Nitrogênio amoniacal, Odor, Matéria orgânica, pH, Potássio, Sabor, Sílica dissolvida, Sódio, Série de sólidos, Sulfatos, Sulfito, Sulfetos, Surfactantes, Temperatura e Turbidez. Desenvolve ainda análises da Demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), Demanda química de oxigênio (DQO), Cianeto, Cromo total, Fenol, Fósforo total, Materiais flutuantes, Óleos e graxas (óleos vegetais e hidrocarbonetos), Oxigênio dissolvido, Surfactantes. As análises microbiológicas em amostras incluem a determinação de Coliformes totais e Escherichia coli (qualitativo e quantitativo).
Saneamento; potabilidade; análises em água; análises em efluentes; ensaios de tratabilidade.
1975

Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos, de Acidentes