Laboratório de Sistemática e de Biogeografia de Plantas

dsc01026
Profa. Dra. Karina Fidanza Rodrigues
DBI
As pesquisa realizados no Laboratório de Sistemática e de Biogeografia de Plantas abrangem estudos sobre a taxonomia, filogenia e biogeografia de Microlicieae-Melastomataceae ocorrentes em campos rupestres do Brasil Central. Nesses estudos são utilizados dados morfológicos, anatômicos, moleculares e de distribuição geográfica com o intuito de elucidar as relações de parentesco e a evolução de caracteres entre os táxons dessa tribo. O laboratório desenvolve também pesquisas sobre sistemática e ecologia de macrófitas aquáticas, as quais abrangem estudos experimentais com teste de hipóteses ecológicas, identificação e estudos morfológicos e biogeográficos.
Biológicas
Estudos filogenéticos com utilização de sequenciamento de Próxima Geração; Análises biogeográficas; conservação de espécimes vegetais; Coleta e armazenamento de material botânico; Experimentos em casa de vegetação e na Base Avançada NUPELIA - Porto Rico/PR.
Microlicieae
Macrófitas aquáticas