Laboratório de Sistemas e situações produtivas

laboratorio-de-producao-crg-1-1
Priscila Pasti Barbosa e Syntia Lemos Cotrim
DET
Priscila Pasti Barbosa
Syntia Lemos Cotrim
Gilberto Junior Rodrigues
O “Laboratório de Sistemas e Situações Produtivas” visa dar suporte e apoio às atividades pedagógicas destinadas ao ensino dos conteúdos específicos da Engenharia de Produção como: engenharia do produto, projeto de fábrica, processo produtivo, gerência de produção, qualidade, pesquisa operacional, engenharia de trabalho, estratégias e organizações, sustentabilidade e gestão econômica.
Engenharias
As atividades desenvolvidas neste laboratório são realizadas por meio de softwares específicos, visando atender as práticas nas áreas e disciplinas relacionadas abaixo:
SIMULAÇÃO E JOGOS
Voltado para a aplicação de simuladores de situações empresariais em gestão da produção por meio do uso de softwares específicos e desenvolvimento de jogos de empresas. Este laboratório permite que o aluno simule processos estratégicos de decisão, comum em ambientes gerenciais. Os Principais softwares específicos são: FlexSim e Simul.
PESQUISA OPERACIONAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
Voltado para programas de Pesquisa Operacional que permite ao aluno compreender melhor os conteúdos de Modelagem de Problemas por Programação Linear, Análise de Sensibilidade (Interpretação econômica) e Decisão Multicritério. Os Principais softwares específicos são: Excel (Solver), FlexSim, Minitab.
GESTÃO DE OPERAÇÕES
Voltado para a área de administração da produção mostrando ao aluno como garantir que a produção de uma empresa ou indústria ocorra de forma eficaz e produza bens e serviços que atendam a demanda existente no mercado. Desta forma, este laboratório visa as atividades voltadas para Projeto, Planejamento e Controle dos Sistemas de Manufatura, Transporte, Suprimentos e Serviços e Planejamento e Controle da Produção (PCP). Os Principais softwares específicos são: Bizagi Modeler, MiniPCP, Sigma PDCA.
PROCESSOS DE SUSTENTABILIDADE
Voltado para as práticas relacionadas com o tratamento, acondicionamento e aproveitamento de efluentes e resíduos, com os princípios de conversão e transformação de energia e estudo dos impactos ambientais relacionados aos processos industriais. Principal software: SimaPro®.
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Voltado para as práticas relacionadas com a avaliação e melhoria de postos de trabalho, mostrando ao aluno como aumentar a produtividade de empresas e indústrias diminuindo os riscos ocupacionais. O Laboratório simula avaliações de ruído, calor, digitação, iluminação, antropometria, entre outros.
Engenharia de Produção, Gestão de Operações, Tomada de Decisão, Sustentabilidade.

DET
Engenharia de Produção