Prensa móvel enfardadeira de sucata
Patente de invenção
Patente concedida
BR 10 2015 013693-5
09/06/2015
21/03/2023
Não
Flávio Clareth Colman, Luiza Helena Costa Dutra Sousa, Guilherme Henrique Zotto Johanses, Guilherme Augusto Mantovani, Bruno de Lourenço Abdalla
A presente invenção destina-se a auxiliar na reciclagem de metais, sobretudo de materiais oriundos de automóveis. Esse equipamento consiste em uma prensa tipo enfardadeira que é instalada sobre a carroceria de um caminhão, de quatro eixos, sendo o dianteiro simples e o traseiro triplo com doze rodas no total. A potência, necessária para comprimir esse material metálico, é proveniente de um sistema hidráulico que tem seu reservatório, bem como seus componentes, colocados sobre a carroceria do caminhão. Especificamente com relação à hidráulica do projeto, o sistema é constituído por quatro atuadores posicionados nas laterais do equipamento e mais um atuador maior colocado na parte traseira do equipamento, responsáveis pelas fases de confinamento e compressão final do material, respectivamente. Por fim, para realizar as movimentações necessárias de inserção da matéria prima e retirada do material processado, um guindaste equipado com uma garra é instalado também sobre a carroceria do caminhão.
Este equipamento destina-se a auxiliar na reciclagem de metais, sobretudo de materiais oriundos de automóveis.
Reduzir o volume ocupado por uma amostra de sucata de aço de automóveis, diminuir o custo com transporte destes materiais, agregar valor ao material processado, trabalhar com diferentes dimensões de comprimento do fardo, ocupar espaço menor com possibilidade de fixar-se à carroceria de um caminhão, trabalhar com vários centros de coleta de sucata com um único equipamento.