Processamento de plataformas poliméricas híbridas funcionalizadas por fármacos fotoativos para tratamento do câncer colorretal e respectivo produto
Patente de invenção
Pedido depositado
BR 10 2020 001194-4
20/01/2020
Não
Wilker Caetano, Paulo Ricardo de Souza, Bruno Henrique Vilsinski, Cátia Santos Nunes, Maria Alice Witt, Ismael Casagrande Bellettini, Edvani Curti Muniz
A presente invenção trata de processos e seus respectivos produtos; obtenção de complexos polieletrolíticos (CPs) a base de biopolímeros carregados com nanoestruturas contendo o fotoativador ftalocianina metalada, para aplicação contra câncer colorretal, utilizando a terapia fotodinâmica (TFD). Por meio desta metodologia, as plataformas híbridas (CPs + nanoestruturas contendo o fotossensibilizador) mostraram-se promissoras contra células cancerosas (Caco-2 e HT-29), quando associadas a uma fonte de luz de comprimento de onda e potência definidas. A proposta metodológica de obtenção de plataformas híbridas eficientes contra células carcinogênicas, como descrita, se adequa como uma técnica com potencial de aplicação por ser pouco invasiva, apresentar efeitos colaterais minimizados. Ademais a fonte utilizada é simples e economicamente viável, não havendo necessidade de disponibilidade de equipamentos sofisticados. Sendo assim, a presente invenção é uma aproximação plausível aos tratamentos eficientes para carcinomas de potencial curável.
A presente invenção se enquadra na área de desenvolvimento de materiais/fármacos, onde pretende-se disponibilizar este composto como sendo uma alternativa promitente de tratamento (ou parte deste) para pacientes que sofrem com o câncer. Tratamentos que utilizam materiais que contém agentes fotossensibilizadores (FS) e sua associação à luz de comprimento de onda e potência específicos, têm se mostrado promissores devido ao fato de ser uma técnica pouca invasiva, de efeitos colaterais mínimos e com um custo relativamente inferior quando comparado com as técnicas tradicionais, como cirúrgia e radioterapia. Sendo assim, a presente invenção é uma aproximação plausível aos tratamentos eficientes para carcinomas de potencial curável.
As plataformas híbridas funcionalizadas por fotoativos assim como seu processo de obtenção, apresentam vários diferenciais frente aos materiais/técnicas conhecidas, como por exemplo: obtenção de um material de estrutura bem definida, sua estocagem pode ser a temperatura ambiente sem o comprometimento de sua estrutura/formulação, não favorece a auto agregação/aglomeração dos nanopartículados contendo os fotoativos, ampla via de administração e ainda alto desempenho contra carcinomas colorretais, quando associados a uma fonte de luz com comprimento de onda e potência (ambos definidos), i.e aplicação de uma técnica pouco invasiva: a TFD.