Portfólio de Tecnologias

Registro de água inteligente para prevenir vazamentos de água que causem danos a uma obra ou edifício em construção ou finalizado

Patente de modelo de utilidade
Pedido depositado
BR 20 2022 017157-8
26/08/2022
Cid Marcos Gonçalves Andrade, Evandro Junior Rodrigues, Murilo Silva Colombo, Sandro Rogério Lautenschlager
O modelo é um hidrômetro, ou em outras palavras, um registro de água (de abastecimento de água proveniente da rede de distribuição da obra). Possui válvulas que abrem ou fecham o abastecimento de água em horários definidos pelo engenheiro da obra, por meio de um aplicativo de telefone celular. Para possibilitar que o hidrômetro controle o abastecimento de água, e seja comandado pela internet (página na internet ou por aplicativo) , foi necessário o uso de uma placa com microprocessador, de um sensor de fluxo de água, de um relógio digital, entre outros componentes eletrônicos, e dois sistemas de alimentação elétrica.
TRL/MRL 5: A tecnologia deve passar por testes mais rigorosos do que a TRL 4. Validação em ambiente relevante de componentes ou arranjos experimentais, com configurações físicas finais. Capacidade de produzir protótipo do componente do produto.
Pode-se instalar esse hidrômetro em obras de qualquer natureza, seja de uma casa até prédios residenciais ou comerciais. Quando concluídas as obras, pode-se manter instalada de tal forma que o responsável, como morador ou síndico, possa monitorar o consumo e cessar o abastecimento em qualquer situação de emergência.
A vantagem de se programar os horários de abertura ou fechamento do registro – por meio de uma página na internet ou aplicativo de celular - é que quando não há funcionários na obra, como madrugadas e finais de semana, o registro estará fechado, o que previne grandes vazamentos de água. O Registro ou hidrômetro ainda permite o monitoramento do total de água, volume total, consumido quando aberto. O hidrômetro pode ser alimentado por energia da rede elétrica e, caso a rede elétrica caia, existe um módulo de bateria eletroquímica que alimenta o hidrômetro para que possa ser seguramente fechada ou mantida aberta para não paralização da obra.
hidrometrointerface-appinterfaces

Pasta 191

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.