Portfólio de Tecnologias

Regenerador mecanocalórico compressivo

Patente de modelo de utilidade
Pedido depositado
BR 20 2022 020033-0
03/10/2022
Eduardo Radovanovic; Flavio Clareth Colman; Júlio César Dainezi de Oliveira; Gabriel Lucas Foleis; Jean Rodrigo Bocca; Paulo Vinicius Trevizoli; Silvia Luciana Fávaro Rosa; Alexandre Magnus Gomes Carvalho; Cleber Santiago Alves; William Imamura; Monica Ronobo Coutinho; Wagner André dos Santos Conceição; Fernando Rodrigo Moro; Nicholas Dicati Pereira da Silva; Rhuan Zampar Neves; Matheus de Andrade Beni; Willian Sberse
Equipamento que utiliza do efeito mecanocalórico compressivo desenvolvido no material em um ciclo Brayton regenerativo, permitindo-se o aproveitamento desta energia para troca térmica com um fluido que escoará por uma matriz regenerativa (de forma intermitente) para aplicação em dispositivos como: bomba de calor ou refrigeração em estado sólido
TRL/MRL 5: A tecnologia deve passar por testes mais rigorosos do que a TRL 4. Validação em ambiente relevante de componentes ou arranjos experimentais, com configurações físicas finais. Capacidade de produzir protótipo do componente do produto.
O invento poderá ser utilizado em diferentes setores que trabalhem com sistemas de refrigeração ou bomba de calor.
De uma maneira geral, o Regenerador Mecanocalórico Compressivo, permite a aquisição de dados de temperatura (fluido na entrada/saída do regenerador, material mecanocalórico compressivo), pressão de entrada e saída de HTF do regenerador, vazão e das cargas dinâmicas aplicadas (com determinação de tempos de aplicação e alívio das forças aplicadas) por meio do sistema de controle. Além disso, Regenerador Mecanocalórico Compressivo consegue operar como bomba de calor ou refrigerador no estado sólido, dependendo da diferença de temperatura de operação das fontes quente e fria, por meio de um equipamento de setup simples com peças intercambiáveis.
fiigura-1-matriz-regenerativafigura-2-ciclo-de-funcionamento

Pasta 193

Este portfólio é atualizado periodicamente e algumas tecnologias protegidas podem ainda estar em processo de elaboração.