Programa de Pós-Graduação em Agronomia

Tools
Nota 6
agronomia
Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Ciências Agrárias
Mestrado Acadêmico e Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá oferece mestrado e doutorado desde 1995 e 1999, respectivamente, e está incluído no grupo de excelência de programas de pós-graduação no Brasil. O programa tem como objetivo formar profissionais, com elevada qualidade técnica e visão holística dos problemas da agricultura, preparados para ocupar posições de destaque no ensino em nível superior de Agronomia e áreas afins, assim como em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na agricultura. Estes profissionais deverão se dedicar ao aprimoramento das técnicas agronômicas existentes, bem como na inovação tecnológica no uso do solo, água, plantas e outros seres vivos que fazem parte do sistema de produção vegetal a fim de obter a sustentabilidade dos componentes bióticos e abióticos. O programa enfatiza pesquisas que aumentam a eficiência das culturas para a produção de alimentos, fibras e bioenergia, buscando promover o uso sustentável dos recursos da terra e melhorar a qualidade do meio ambiente. Esse resultado faz do programa um centro de referência de formação e capacitação de recursos humanos e de ciência, tecnologia e inovação para o agronegócio.
O programa de mestrado compreende 24 créditos e o prazo de conclusão é de 24 meses. O programa de doutorado compreende 48 créditos e o prazo de conclusão é de 48 meses.
PRODUÇÃO VEGETAL
Manejo e produção agrícola
Morfogênese e caracterização bioquímica e molecular de plantas
PROTEÇÃO DE PLANTAS
Manejo de plantas daninhas e dinâmica de herbicidas no ambiente
Controle de doenças em plantas de interesse regional
SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
Física e manejo do solo e da água
Química e fertilidade do solo e nutrição de plantas
Alessandro Lucca Braccini, Antonio Carlos Saraiva da Costa, Carlos Alberto Scapim, Cássio Antonio Tormena, Cláudia Regina Dias Arieira, Dauri José Tessmann, Eliezer Rodrigues de Souto, Jamil Constantin, Kátia Regina Freitas Schwan Estrada, Lúcio Cardozo Filho, Marcelo Augusto Batista (Coordenador Adjunto), Marcos Rafael Nanni (Coordenador), Maria Celeste Gonçalves Vidigal, Maria de Fátima Pires da Silva Machado, Osvaldo Ferrarese Filho, Paulo Sérgio Lourenço de Freitas, Roberto Rezende, Rubem Silvério de Oliveira Junior, Werner Camargos Antunes, William Mário de Carvalho Nunes
Marcos Rafael Nanni
Marcelo Augusto Batista