Sidebar

15
Qua, Jan

Estresse de Restrição: o que podemos aprender com os animais?

Tools
16-03-2021
16-03-2021
O Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM), promoverá diversas ações para comemorar a Semana Nacional do Cérebro (SNC). A iniciativa tem como objetivo a divulgação dos estudos e conhecimentos sobre o cérebro, por meio de atividades realizadas por centros e museus de ciências, universidades e institutos de pesquisa.

No meses de março, ocorre a Semana Internacional do Cérebro promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives, que reúne cerca de 117 países, incluindo o Brasil. Por aqui, a organização fica a cargo da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). A UEM participa da programação desde 2012.

Este ano, devido à pandemia do Coronavírus, as contribuições da Universidade ocorrerão no formato de lives. Serão palestras e mesas-redondas transmitidas pelo canal dos Amigos do Mudi, no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCn_3R8FV_OlY4Fsg6dy5Iyg. Nelas, professores, pesquisadores e artistas vão debater e buscar conscientizar a população sobre a importância da relação harmoniosa entre cérebro e natureza, pautada pela ética como pilar para uma vida com qualidade.

Programação:

No dia 16, a professora Silvana Regina de Mello, do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM/UEM), abordará o tema “Estresse de Restrição: o que podemos aprender com os animais?”, a partir das 9h55 da manhã. Em seguida, às 11h05, a professora Sônia Trannin de Mello, também do DCM/UEM, terá uma conversa sobre dois vídeos publicados no canal da Amudi: “Disbiose, probióticos e prebióticos” e “Sono na menopausa''. “É interessante que as pessoas assistam ao material previamente”, alerta a pesquisadora.

Essa programação também integra a Oficina de Formação: Ética, Qualidade de Vida e Felicidade no ambiente de trabalho em tempos de pandemia.