Sidebar

22
Sex, Nov

Educação inclusiva e especial, o que eu faço agora professor(a)? Reflexões com a Psicologia

Tools
19-03-2021
07-05-2021
O objetivo do curso ‘Educação inclusiva e especial, o que eu faço agora professor(a)? Reflexões com a Psicologia’ é refletir a partir de contribuições teórico-práticas fundamentadas na Psicologia Histórico-Cultural, acerca dos temas relativos à educação especial e inclusiva, com enfoque nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, visando repensar e construir possibilidades sobre as práticas pedagógicas em sala de aula.

A carga horária é de 20 horas sendo que as atividades são semanais e têm a duração de 2h30 cada, dividindo-se entre cinco atividades síncronas (encontros on-line via plataforma Meet) e três assíncronas (textos e vídeos para estudo).

O curso será ministrado às sextas-feiras, com início neste dia 19, das 8h40 às 11h.

As inscrições podem ser efetivadas aqui.



Programa previsto:

19/03) 1º encontro - Resistindo ao caos: desafios da educação especial e inclusiva frente à pandemia de COVID-19.

1º atividade assíncrona - Estudo de textos e vídeos referentes ao conteúdo trabalhado.



26/03) 2º encontro - Trajetórias e narrativas: processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar.

2ª atividade assíncrona - Estudo de textos e vídeos referentes ao conteúdo trabalhado.

3º atividade assíncrona - Estudo de textos e vídeos referentes ao conteúdo trabalhado.



16/04) 3° encontro - Do estigma à pluralidade: paralelos entre deficiência e educação inclusiva.



30/04) 4° encontro - Para além da biologia: percursos para uma Avaliação Psicoeducacional crítica.



07/05) 5º encontro - Entre telas e carteiras: estratégias e possibilidades da prática docente em Educação Especial.

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1N_rVEEEWQkjk0MeBRnjQl9xyhPx1Qkt1hQU_R_QT3zY/closedform