A partir deste mês, o ECI tem um novo site repaginado. Contando com um projeto do professor Fabiano Burgo, o novo site contém um visual mais moderno e prático para que as informações referentes a cada um dos setores, as parcerias internacionais, os projetos de pesquisa e os programas de mobilidade sejam mais facilmente acessados pelos visitantes. Visite o novo site pelo mesmo endereço anterior: eci.uem.br.
Entre os dias 15 e 19 de Abril, ocorreu, em Belo Horizonte, o maior evento de internacionalização da América Latina: a conferência da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional). Estiveram reunidos gestores e integrantes de universidades nacionais e internacionais e seus escritórios de cooperação internacional. A UEM esteve presente e muito bem representada pela professora Luciana Cabrini Simões Calvo e o professor Marcio Cassandre.
A professora Maria Aparecida Fernandez, do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia celular, recebeu, entre os dias 11 e 14 de abril, colegas pesquisadores, que participaram do 3º. Encontro do Projeto SEDA. Estiveram presentes pesquisadores da Argentina, Colômbia, México, Cuba, Portugal, Equador e Brasil. O Projeto Seda, financiado pela União Europeia, atua no melhoramento genético, na produção do bicho da seda e na qualificação do produtor e do produto, com alto impacto social e de gênero. O ECI tem atuado para a materialização desta cooperação internacional.
No dia 10 de abril, o ECI participou, junto com demais setores e órgãos da administração central, da reunião de seis meses da atual gestão da UEM. Fazendo um balanço das atividades desenvolvidas no ECI neste período, podemos destacar dez ações relevantes: 1. A realização do planejamento estratégico 2023; 2. A participação nas reuniões de CI de todos os Centros, para apresentação e oferta dos nossos serviços; 3. A realização de quatro edições do curso sobre Construção do Perfil Internacional e Competências Globais; 4. A aprovação de sete capítulos, preparados por membros do Escritório, em um livro nacional sobre experiências e práticas de internacionalização; 5. A recepção à nova assistente de ensino da língua inglesa, Kristen Ritter, vinda do Alasca; ; 6. A participação no 33º Encontro da rede sul-americana Zicosur Universitário; 7. A preparação do novo site do ECI; 8. A aprovação de um projeto na Fundação Araucária, cujo recurso viabilizará atividades de mobilidade acadêmica e internacionalização em casa no segundo semestre de 2023; 9. O início das atividades das turmas internacionais dos programas de pós-graduação da UEM ofertados no exterior e 10. A contínua recepção a visitantes internacionais.
O professor polonês Jacek Gondzio, da Universidade de Edimburgo, realizou uma visita ao Programa de Pós-Graduação de Matemática e foi recebido pelo professor Francisco Nogueira Calmon Sobral, do Departamento de Matemática, da Universidade Estadual de Maringá. A visita foi marcada pela troca de ideias e experiências, já que ambos têm um trabalho de longa data juntos. Ana Guerrero, da Universidade Cardenal Herrera, na Espanha, realizou uma visita ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e foi recebida por seu coordenador, o professor Ferenc Istvan Bankuti, incrementando a cooperação entre o PPZ e a universidade espanhola.
Agradecemos enormemente a dedicação e o trabalho da profa. Karina Fidanza, que está deixando o ECI a partir desse mês para se dedicar ao seu pós-doutorado. Com isso, damos as boas-vindas ao prof. Bruno Montanari Razza, do curso de Design, que atuará junto ao setor de Projetos Internacionais do ECI.
No mês de abril, a UEM conquistou o selo BRaVE da FAUBAI em reconhecimento às suas atividades de intercâmbio virtual (IV) realizadas por docentes da instituição. Para receber o selo, a UEM teve que comprovar vários requisitos relacionados à oferta de IV.
A nova assistente de ensino de língua inglesa, Kristen Ritter, do programa CAPES/Fulbright, inicia, no dia 02/05 (terça-feira), sua série de atividades com a comunidade acadêmica da UEM. As atividades possibilitarão que os estudantes desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades de comunicação em língua inglesa.
Os encontros, ministrados gratuitamente, serão realizados tanto de forma online quanto presencial, seguindo o cronograma estabelecido.
Para realizar sua inscrição, clique aqui. Mais informações, clique aqui.
O Jatradi, Jornada Acadêmica de Tradução e Interpretação, é um evento online anual que reúne trabalhos na área de tradução de todo o país. Esse ano, ele contou com a apresentação de dois trabalhos da UEM sobre o glossário institucional, um sobre inglês, com apresentação das professoras Aline Cantarotti, Luciana Cabrini S. Calvo e Milena Alonso, junto com o tradutor do ECI Felipe Lisbôa; e outro sobre espanhol com a professora Viviane Cristina Poletto Lugli e Kezia Naiara Bernardes Dos Reis.
O glossário institucional da UEM, iniciativa realizada pelo ECI em parceria com projetos de extensão do curso de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue, ganhou a adição dos termos em língua espanhola. Além disso, o glossário passou por uma atualização recente, com a inserção de novos termos em língua inglesa. Acesse o glossário, clicando aqui.
Quinze estudantes da UEM terão oportunidade de participar da mobilidade Brasil-Alemanha Blockweek “Democracy and Capitalism in Crisis? A Global Perspective”, entre outubro e novembro de 2023. As inscrições estão abertas no SISAV para candidatos de todos os cursos. Como um dos requisitos, os inscritos devem ter domínio da lingua inglesa. A ação é coordenada pelo Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento, Pró-Reitor da PLD (Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional) e pela Profa. Dra. Sara Fernandes Picheth (DAD).
Estudantes dos cursos de Agronomia, Enfermagem e Engenharia de Alimentos da UEM foram classificados para participar da mobilidade acadêmica do Programa MARCA. Eles receberão bolsas para estudar 4 meses nas universidades afiliadas ao Programa. Os cursos citados terão oportunidade de receber estudantes e docentes. Os professores dos cursos conveniados também poderão realizar atividades com as universidades parceiras.
Durante os meses de fevereiro e março de 2023, a profa. dra. Karina Fidanza, então responsável pelo Setor de Projetos Internacionais, ministrou o curso “Métodos em Internacionalização e consolidação do perfil profissional internacional”, que teve a versão para o ensino superior e a pós-graduação. Participaram dessa capacitação 129 membros da comunidade acadêmica interna e externa da UEM, sendo eles discentes da graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores e agentes universitários. Os principais pontos abordados foram as tendências globais em relações transfronteiriças, recomendações da UNESCO sobre Educação 2030, Ciência Aberta, ODS, ESG e as perspectivas para profissionais do futuro atuantes na Sociedade 5.0, além da capacitação no estabelecimento de conexões internacionais. A iniciativa do curso, em ambas as versões, é inovadora e está alinhada aos atuais direcionamentos da UNESCO, comunidade europeia, Mercosul, CAPES, CNPq, ABRUEM e FAUBAI, tornando-se assim uma estratégia pioneira promovida pela UEM para consolidar perfis acadêmico-profissionais atuantes num cenário global colaborativo e orientado a missões.
No mês de abril, o setor de acordos internacionais firmou convênio com a Universidad de Burgos (Espanha). O acordo é um resultado da parceria de pesquisas entre o professor Jesus Puentes, da UBU, e o professor Mayckel Barreto, do departamento de enfermagem (DEN/UEM).
Ainda em abril, recebemos no ECI representantes da Estación Experimental Indio Hatuey da Universidad de Matanzas, em Cuba, para a discussão sobre a assinatura de um acordo que permita um aprofundamento mútuo entre ambas universidades no campo da agroecologia.
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.