Entre 14 e 16 de maio, a equipe do ECI participou dos encontros de recepção aos calouros por meio de uma apresentação das divisões que compõem o ECI e das oportunidades de internacionalização oferecidas dentro e fora da UEM. Além da recepção oficial que reuniu os calouros no restaurante universitário, o ECI visitou os departamentos de Administração e Ciências Contábeis, Agronomia, Arquitetura, Educação Física, Engenharia Química e Secretariado Executivo Trilíngue. O objetivo das apresentações é conscientizar os estudantes sobre a importância do componente internacional na formação acadêmica, informar que existem várias oportunidades e que todos podem participar.
No dia 14 de maio, os alunos internacionais, acompanhados de tutores e membros do ECI estiveram presentes na Expoingá, a fim de conhecer as atividades realizadas na feira e explorar as diversas atrações oferecidas pelos expositores locais. O ECI agradece a Sociedade Rural de Maringá, que se colocou à disposição da universidade para apresentar a feira aos alunos e proporcionar essa tarde de conhecimento e descontração.
No dia 14 de maio, estiveram presentes na UEM para uma visita técnica o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho e a Diretora de Relações Internacionais, Profa. Dra. Rosenery Loureiro. Eles realizaram uma visita para conhecer melhor os processos de internacionalização da UEM e fomentar a troca de experiências entre as duas universidades.
No dia 15 de maio, uma comitiva de professores da Escola Superior Politécnica do Litoral (EPSOL) visitaram a UEM para conhecer o Programa de Ecologia em Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) e o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). Os professores Carlos López e Luz Marina Soto possuem amplo conhecimento em ecologia aquática e buscam firmar uma parceria com a UEM, para que possam ser professores visitantes no próximo ano.
Entre os dias 13 e 17 de maio o Departamento de Enfermagem e o Programa de pós-graduação em Enfermagem (PSE) da UEM receberam a Profa. Dra. Estela Melguizo Herrera, proveniente da Universidade de Cartagena (Colômbia). A visita foi promovida a partir dos objetivos do Programa MARCA do qual as duas instituições fazem parte. Durante sua estadia a professora Estela participou do X Seminário Internacional do Curso de Enfermagem da UEM (X SIENF), visitou as instalações na universidade, conheceu serviços de saúde de Maringá, se reuniu com grupos de pesquisa e realizou reunião bilateral com a coordenação e docentes do PSE, com vistas ao estabelecimento de parcerias.
No dia 22 de maio, o reitor da UEM, Prof. Dr. Leandro Vanalli, deu as boas-vindas a um grupo de estudantes internacionais recém-chegados à UEM. Eram vinte estudantes provenientes de diversos países: Estados Unidos, Peru, Equador, Haiti, Costa Rica, Venezuela, Congo, Nigéria, Benin e Gabão. Hoje a UEM conta com mais de 200 estudantes internacionais de trinta países. Alguns participam do programa do Ministério de Relações Exteriores com países em desenvolvimento para graduação no exterior (PEC-G); outros são estudantes do curso de língua portuguesa preparatório para o exame de proficiência da língua portuguesa do governo federal CELPE-Bras, aplicado pela UEM e requisito para o programa PEC-G; outros ainda ingressaram na universidade pelo edital de refugiados e migrantes ou são alunos de mobilidade internacional. Há também pós-graduandos em diversos programas da UEM. Participaram da recepção o coordenador do ECI, Prof. Dr. Renato Leão, o responsável pela mobilidade internacional inbound, Prof. Dr. Mayckel Barreto, a preceptora de língua portuguesa, Janaína Porta, e as psicólogas Profa. Dra. Regiane Cristina de Souza Fukui e Dra. Jhainieiry Cordeiro Famelli Ferret, responsáveis pelo grupo de acolhimento estudante internacional na UEM.
O cônsul geral interino do Japão em Curitiba, Rei Oiwa, e a vice-cônsul, Misaki Shoji, estiveram na UEM para cerimônia de entrega dos livros doados por meio do projeto Read Japan, administrado pela Tokyo Foundation for Policy Research com apoio financeiro da The Nippon Foundation. Foram recebidos pela vice-reitora, Profa. Dra. Gisele Mendes e pelo Coordenador de Cooperação Internacional, Prof. Dr. Renato Leão. Estiveram presentes à cerimônia o assessor do ECI, prof. Marcio Cassandre, a diretora da Biblioteca Central da UEM, profa. Marcia regina Paiva, e pela Profa. Áurea M. I. Suzukawa, diretora do Instituto de Estudos Japoneses. Por intermédio do consulado do Japão, o ECI se candidatou ao edital da fundação japonesa e a UEM foi contemplada pela primeira vez com esta doação. Foram recebidos 158 livros sobre o Japão ou em japonês que farão parte do acervo da BCE. Esta doação não apenas contribuirá para a formação dos estudantes da UEM e dos alunos do IEJ, mas também para a internacionalização da Universidade.
No dia 3 de junho, o professor José Daniel Gómez López, da Universidad de Alicante (Espanha), prestou uma visita ao Escritório de Cooperação Internacional, acompanhado do professor Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. Durante a visita, os professores foram recebidos pelo Coordenador de Cooperação Internacional, o Prof. Dr. Renato Leão Rego, que discutiu assuntos de interesse em comum entre o professor brasileiro e o espanhol.
A UEM conta hoje com um número recorde de estudantes internacionais. São mais de 280 estudantes, de trinta países, matriculados na graduação e na pós-graduação, em cursos presenciais e virtuais. Na graduação são 52 estudantes; já na pós-graduação são 76 estudantes. No curso virtual de português como língua de acolhimento (PLA), são 80, sendo 50 chineses e 30 colombianos. Além destes, mais de 40 estudantes estão em cursos de extensão e disciplinas de intercâmbio virtual. Há ainda estudantes internacionais no curso presencial de língua portuguesa e na UNATI. Com relação à mobilidade docente internacional em 2023, o ECI constatou que mais da metade das viagens foram para a América Latina. 63% do total de viagens foi para instituições de língua hispânica, 21% para instituições de língua inglesa e 16% para universidades portuguesas. Estes números revelam, por um lado, o fortalecimento da UEM como destino de estudantes internacionais e, por outro, a forte relação com universidades latino-americanas.
No mês de maio, o Paraná Fala Idiomas - UEM completou 10 anos. O PFI é um Programa Estratégico da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado do Paraná, e tem por objetivo impulsionar as ações de internacionalização de maneira significativa. Ao capacitar a comunidade universitária em língua estrangeira, pretende-se ultrapassar as barreiras geográficas, linguísticas e culturais das instituições de ensino superior do estado do Paraná. A convite do Centro Acadêmico Secretariado Aglaé (CASA), as Coordenações Institucionais e Pedagógicas dos programas Paraná Fala Idiomas da UEM estiveram presentes na Calourada Executiva, evento de boas vindas aos calouros do curso de Secretariado Executivo Trilíngue. Os professores Aline Brancalhão Züge, Viviane Cristina Poletto Lugli e Wagner Belinato apresentaram o programa, suas características e objetivos e esclareceram dúvidas dos calouros.
A partir do ano letivo de 2024, o Departamento de Educação Física da UEM está oportunizando a todos os alunos internacionais a participação em diversos projetos de extensão esportiva. O objetivo, para além da aprendizagem e treinamento em alguma modalidade, é o intercâmbio cultural e vivências linguísticas. Atividades como Atletismo, Esportes de Aventura, Badminton, Basquete e outras já estão sendo procuradas e praticadas pelos alunos internacionais. Em breve, outras atividades na área de artes e música também serão oferecidas.
No mês de maio, nos despedimos de 4 estudantes que se graduaram na UEM, cuja modalidade de ingresso foi o programa do Governo Federal PEC-G. São estudantes vindos de países em desenvolvimento, que tiveram oportunidade de fazer toda a graduação na UEM. Desejamos sucesso aos estudantes Diego Muñoz, Joaquin Quevedo, Ricardo Lopes e Sabrina Avomo. A presença dos estudantes internacionais agrega valor à formação dos estudantes locais, permitindo que conheçam novas culturas e pratiquem uma língua estrangeira.
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