Durante os dias 16 e 17 de março, o coordenador do ECI, Professor Dr. Renato Leão Rego e o reitor da UEM, Professor Dr. Leandro Vanalli, participaram da 33a Plenária de Reitores da Rede Zicosur Universitário, em Foz do Iguaçu. Além da sessão plenária entre reitores, houve uma reunião entre os assessores internacionais. Essa é uma rede que envolve uma zona de integração entre universidades públicas do centro-oeste do Mercosul, a fim de fomentar o intercâmbio entre as universidades e a mobilidade discente e docente. Foi por esse fomento de mobilidade que a UEM começou uma interação com a Universidad de Antofagasta, a qual resultou na realização de um curso de doutorado para os docentes da graduação em Enfermagem da universidade chilena.
No dia 13 de março, a UEM recebeu um grupo de professores, alunos e pesquisadores alemães ligados ao curso de agronomia e agronegócio. Eles vieram conhecer a UEM, motivados por um interesse nas atividades desenvolvidas pelo CCA. Além disso, fizeram uma visita a fazenda da UEM. O grupo foi recepcionado pelo prof. João Luiz Pratti Daniel.
No primeiro dia de março, a UEM recebeu a visita do professor Marcelo Castillo Retamal, da Universidad Católica del Maule, para a realização de uma palestra internacional junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PEF). Acompanhado do professor Wendell Arthur Lopes e do professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel, ele também fez uma visita ao ECI para a negociação de um acordo entre a universidade chilena e a UEM.
O coordenador do ECI, Renato Leão Rego, participou do workshop online de colaboração acadêmica Brasil - Japão, organizado pela Japan House de São Paulo. Esse workshop reuniu representantes de universidades e agências de fomento do Brasil e do Japão para estreitar as relações internacionais entre os dois países.
No dia 29 de março, a UEM recebeu o professor belga, Dr. Koen Martens, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais, com a qual a UEM tem relação de parceria. Além de ministrar a palestra Ever Since Darwin, ele também teve uma reunião com o Professor Dr. Leandro Vanalli, reitor da UEM.
Em dezembro de 2022 a equipe planejou os objetivos e reuniões programadas do ECI, usando a ferramenta 5W2H para acompanhar o desenvolvimento das ações que estão planejadas para 2023. No dia 27 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião para acompanhar o planejamento deste ano. Nesse encontro, o grupo verificou quais atividades planejadas para o ano já foram realizadas, como está o andamento das atividades a serem realizadas e quais as necessidades para cumprir os objetivos traçados no ano anterior.
Após um intenso processo de seleção, o ECI dá as boas-vindas aos nossos mais recentes bolsistas: Luana Cristina de Oliveira Santos e Matheus Henrique Messias Batista. Luana irá atuar diretamente com o atendimento na secretaria do ECI, reforçando também o time de Internacionalização em Casa. Já Matheus irá atuar junto ao setor de Acordos Internacionais, ajudando a promover as parcerias da UEM com instituições ao redor do mundo.
No domingo, dia 26 de março, os estudantes internacionais da UEM, acompanhados da estudante do curso de Psicologia, Nadia Gomes Nascimento, fizeram um passeio pelos principais pontos turísticos de Maringá, com explicações históricas e curiosidades sobre a cidade. Esse passeio faz parte das atividades do projeto de extensão “A inserção dos imigrantes em território maringaense”, desenvolvido pela professora Regiane Cristina de Souza Fukui, do Departamento de Psicologia, e pelo professor Mayckel da Silva Barreto, do Departamento de Enfermagem e integrante da equipe de Mobilidade Acadêmica do ECI.
Acadêmicos do curso de Letras-Inglês, da disciplina de Prática de Formação de Professores de Língua Inglesa, ministrada pela professora Luciana Cabrini Simões Calvo, estão interagindo e desenvolvendo atividades conjuntas com acadêmicos da Faculdade de Educação, disciplina “Intro. to Teaching English Language Learners", da Pennsylvania State University, ministrada pela professora Lynn Hartle.
Acadêmicos do 1. ano do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, da disciplina de Língua Espanhola, ministrada pelo professor Pedro Pablo Velasquez, estão interagindo e desenvolvendo atividades conjuntas com acadêmicos da disciplina "Laboratorio: Prácticas de la cultura española", da Universidade de Lomé, Togo, ministrada pela professora Edith Kokovi Touvi.
O ECI parabeniza e deseja sucesso a todos/as nas iniciativas!
Caso algum docente da UEM queira desenvolver um projeto de COIL/intercâmbio virtual em suas disciplinas, entre em contato com o Setor de Internacionalização em Casa do ECI: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Setor presta orientações e suporte aos docentes da UEM para as atividades de COIL.
Tera Loudon Warn, assistente de ensino de língua inglesa (English Teaching Assistant - CAPES/Fulbright) na UEM em 2022, divulga o livro “Creative Writing: student productions”. A obra reúne a produção escrita de alunos do curso de Letras-Português/Inglês e Letras-Inglês da universidade. As atividades foram trabalhadas por Tera em oficinas de escrita criativa nas aulas de língua inglesa.
Até o dia 31 de março, o CEA está com edital aberto para a submissão de artigos para revisão e tradução de língua inglesa. O edital completo está disponível no site do ECI e nas redes sociais do Writing Center.
O centro realiza, de forma gratuita, atividades de tradução de textos para a língua inglesa e de revisão de textos em língua inglesa ou portuguesa para membros da comunidade acadêmica. Periodicamente são abertos editais para que sejam enviados artigos com o propósito de serem revisados ou traduzidos e, estando dentro dos requisitos necessários de cada edital, contam com o trabalho dos profissionais do CEA-UEM.
Além do trabalho já descrito, os membros do Centro de Escrita também realizam assessorias para quem estiver com dúvidas no processo de escrita; essa ajuda pode ser de forma remota e não precisa passar por um edital: qualquer membro da comunidade da UEM que precisar de um auxílio para e escrever artigos e textos acadêmicos pode entrar em contato com o centro.
No dia 23 de março, a assistente de ensino de língua inglesa (English Teaching Assistant - ETA), Kristen Ritter, do Alasca, chegou a Maringá. Ela faz parte do Programa ETA, da Fulbright/Capes, e ficará na UEM até dezembro deste ano.
No dia 28, ela foi recepcionada pela equipe do ECI e logo iniciará suas atividades com a comunidade acadêmica da universidade.
O Programa de Tutoria e Acolhimento para Estudantes Internacionais, desenvolvido por parte da equipe do ECI, está em atividade e, neste momento, está assistindo a dois novos estudantes internacionais que iniciarão suas atividades na UEM no próximo ano letivo. Os estudantes assistidos na edição de 2022 elogiaram o programa e deram sugestões para melhorar o atendimento.
Três estudantes de graduação foram beneficiados com a bolsa do programa MITACS. Eles se preparam para frequentar as universidades canadenses nos próximos meses.
Estão abertas, até 31/03/23, as inscrições para a mobilidade discente do programa MARCA (Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados) com bolsas para estudantes dos últimos anos dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos. Participam universidades da América do Sul. Informações no Edital 009/2023-ECI, disponível no site www.eci.uem.br
De 10 a 12 de maio, ocorrerá, em Lisboa, o VII Congresso Internacional do Romanceiro. É uma oportunidade para pesquisadores da área de Letras enviarem trabalhos nas linhas temáticas das contribuições portuguesas para o gênero romanceiro. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.
Em Maio de 2023, mais de 3000 profissionais, pesquisadores, políticos e estudantes da saúde irão se reunir em Roma para discutir trabalhos, pesquisas, resultados e propostas de políticas públicas, seguindo o tema: “Mundo em turbulência: Oportunidades para focar na saúde do público”. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui.
O Programa de Agroecologia da UEM (PROFAGROEC) abriu uma turma para alunos peruanos da Universidad Nacional de San Martín (UNSM). A turma contou com 20 alunos e no dia 10 de março, sexta-feira, ocorreu sua aula inaugural. O Professor Dr. Mayckel da Silva Barreto, um dos responsáveis pelo setor de mobilidade do ECI, participou da aula, representando o escritório e a UEM como um todo. O mestrado profissional decorreu de uma série de reuniões entre o ECI, a coordenadora do programa, a professora Katia Regina Freitas Schwan-Estrada, e o professor Mariano Chavez Basán, coordenador do mestrado na universidade peruana e também ex-aluno da UEM. A UNSM custeará o deslocamento de docentes da UEM que ministrarão aulas no Peru e os estudantes peruanos terão a oportunidade de estagiar na UEM.
A parceria começou ainda em novembro de 2022, quando a UEM recebeu uma comitiva de representantes da UNSM para a formalização de um acordo de cooperação entre as instituições, apresentação da estrutura dos campi da UEM e para a aproximação com os professores envolvidos no ProfAgro.
Veja a matéria da Assessoria de Comunicação sobre a recepção, clicando aqui.
No mês de março, o ECI formalizou parceria com a North Dakota State University (Estados Unidos). O acordo é resultado da parceria de pesquisa do professor Carl Dahlen, da NDSU, e do professor Ferenc Bankuti, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UEM (PPZ/UEM).
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies. Read more about our Privacy Policy.