Embora não ofereça curso de graduação presencial, o Câmpus Regional do Noroeste, instalado na cidade de Diamante do Norte (PR), a uma distância de 170 km de Maringá (PR), é um polo de apoio para os cursos de educação a distância mantidos pela UEM.
A infraestrutura do câmpus também propicia o desenvolvimento de tecnologia de ponta em parceria com outras universidades e instituições. Com a Universidade Federal do Paraná, por exemplo, a UEM mantém pesquisas em um programa de preservação do suíno da raça Moura, em extinção.
O convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) investiga a produção, a melhoria genética e a qualidade da mandioca de mesa e multiplicação de variedades.
Em parceria com o Departamento de Zootecnia, no câmpus de Maringá, há um projeto de manejo e o melhoramento genético de peixe em tanque rede, constituindo farto campo de pesquisa para alunos de mestrado e doutorado.
O câmpus de Diamante do Norte abriga ainda as instalações do Colégio Agrícola Estadual do Noroeste, que oferece curso profissionalizante de técnico em Agropecuária, em parceria entre Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná e a UEM.