Em perspectiva abrangente e estratégica, a UEM prepara os cidadãos para lidar com questões locais e globais. Pesquisas de excelência impactam a sociedade por meio da aprendizagem global e do envolvimento comunitário.
A UEM está ciente de sua importância como agente transformadora, preparando estudantes, professores e funcionários para uma sociedade global. Parcerias e colaborações internacionais são um dos pilares do nosso processo de internacionalização. Nesse sentido, a UEM mantém parcerias com mais de 100 universidades de todo o mundo, em 34 países, e continua investindo na identificação de oportunidades e na assinatura de acordos com universidades e centros de pesquisa de outros países.
A convite da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UEM participa do Laboratório de Internacionalização, programa do Conselho Americano de Educação. As parcerias estratégicas permitem o desenvolvimento de esforços internacionais em Ensino, Pesquisa, Extensão e serviços.
Programas como Brafagri/Capes, Cofecub/Capes, PDSE/Capes, Marca e Zicosur, entre outros, garantem mobilidade de entrada e saída para estudantes e professores. As doações de agências de fomento internacionais e brasileiras – como Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – possibilitam períodos de entrada e saída de visitantes, para professores e funcionários.
Diversos projetos de pesquisa e extensão concedidos apoiam o desenvolvimento de redes internacionais com universidades e centros de pesquisa estrangeiros e a consequente inserção internacional de nossa universidade. Em termos de publicação, as mais de 10,2 mil indexações de artigos científicos nas bases Web of Science e Scopus, nos últimos cinco anos, refletem sua excelência em pesquisa.