A Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM (Unati) oferece, em média, 40 a 50 cursos por semestre a cerca de 700 alunos no câmpus de Maringá. Em Cianorte, a unidade começou em julho de 2013 e, atualmente, atende a 90 alunos distribuídos em quatro turmas. São oferecidos, gratuitamente, cursos em diversas áreas do conhecimento, organizados em seis eixos temáticos: Arte e Cultura, Processos e Procedimentos Comunicativos, Saúde Física e Mental, Meio Físico e Social, Direito e Cidadania e Humanidades.
Um dos objetivos da Unati é o de oferecer a oportunidade de suprir as necessidades dos alunos e a de desenvolver suas habilidades. O programa crê que a ampliação do conhecimento e a elevação do nível cultural permitirão maior participação social e política e a defesa dos seus direitos de cidadão. São atendidas pessoas a partir de 60 anos de idade. O público é caracterizado por sua diversidade de nível de escolaridade, de nível socioeconômico, de idade, experiências de vida, de capacidades fisiológicas e condições físicas.
Os idosos da região também têm acesso ao Programa do Centro de Referência do Envelhecimento (Procere), que disponibiliza diversas atividades nas áreas de saúde, orientação, lazer e convívio social. Podem ser feitos agendamentos nos segmentos do Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Geriatria, Nutrição, Odontogeriatria, Pedagogia e Psicologia.