De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas, o Curso de Ciências Biológicas da UEM tem como objetivos a formação de:
(i) biólogos por meio de fundamentação teórico-prática adequadas e pluralidade metodológica para atuar de forma competente como Bacharel nas diversas atividades profissionais e áreas de atuação;
(ii) egresso com perfil profissional generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade;
(iii) professores consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de sua atuação profissional, com capacidade de compreender o fenômeno educativo de forma complexa e contextualizada;
(iv) profissionais de educação capazes de atuar em instituições e processos educacionais desenvolvendo ações de ensino, planejamento, organização, gestão, assessoria técnica, supervisão, dentre outras;
(v) biólogos que compreendam o funcionamento, diversidade biológica, distribuição, bem como as relações filogenéticas, evolutivas e ecológicas dos seres vivos em seus diferentes níveis de organização;
(vi) biólogos que atuem com responsabilidade em defesa da conservação e do manejo da biodiversidade, das políticas de saúde, do meio ambiente, da biotecnologia, da bioprospecção, da biossegurança, da gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, no sentido de se tornarem agentes transformadores da realidade presente, na busca da melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos;
(vii) profissionais que desenvolvam compromisso com os resultados de sua atuação profissional, pautados por condutas de critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.
(i) biólogos por meio de fundamentação teórico-prática adequadas e pluralidade metodológica para atuar de forma competente como Bacharel nas diversas atividades profissionais e áreas de atuação;
(ii) egresso com perfil profissional generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade;
(iii) professores consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de sua atuação profissional, com capacidade de compreender o fenômeno educativo de forma complexa e contextualizada;
(iv) profissionais de educação capazes de atuar em instituições e processos educacionais desenvolvendo ações de ensino, planejamento, organização, gestão, assessoria técnica, supervisão, dentre outras;
(v) biólogos que compreendam o funcionamento, diversidade biológica, distribuição, bem como as relações filogenéticas, evolutivas e ecológicas dos seres vivos em seus diferentes níveis de organização;
(vi) biólogos que atuem com responsabilidade em defesa da conservação e do manejo da biodiversidade, das políticas de saúde, do meio ambiente, da biotecnologia, da bioprospecção, da biossegurança, da gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, no sentido de se tornarem agentes transformadores da realidade presente, na busca da melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos;
(vii) profissionais que desenvolvam compromisso com os resultados de sua atuação profissional, pautados por condutas de critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.
De acordo com o estabelecido na Resolução nº 227/2010 – CFBio (18/08/2010), que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo que podem atuar em: 1) Meio Ambiente e Biodiversidade, 2) Saúde e 3) Biotecnologia e Produção.