O Curso de Filosofia, na modalidade de Licenciatura Plena, proporciona a formação de filósofos para atuar no Magistério, no Ensino Médio e em outros níveis de ensino, na gestão da educação, ou em atividades de pesquisa e assessoria em diferentes frentes de atuação. Por isso, deve proporcionar ao futuro educador e pesquisador as condições para o desenvolvimento e o aprimoramento de projetos e atitudes críticos e criativos perante os fatos e o próprio saber, inspirados na tradição filosófica.
A Filosofia é essencialmente crítica e o Curso de Filosofia da UEM segue essa antiga tradição de promover a formação do pensamento crítico na sociedade, aliada ao desenvolvimento da dimensão da criatividade e inovação, que completa a crítica, de modo que juntos, crítica e criatividade, concorram para o progresso e o melhoramento da sociedade.
A Filosofia é essencialmente crítica e o Curso de Filosofia da UEM segue essa antiga tradição de promover a formação do pensamento crítico na sociedade, aliada ao desenvolvimento da dimensão da criatividade e inovação, que completa a crítica, de modo que juntos, crítica e criatividade, concorram para o progresso e o melhoramento da sociedade.
O profissional formado em Filosofia pela UEM é preparado e habilitado a:
(a) Lecionar a disciplina de filosofia na educação básica e no ensino superior, em instituições públicas e privadas. A docência no ensino superior, na graduação ou pós graduação, é um caminho natural para os formados em filosofia que são mestres e doutores, tanto em cursos superiores de Filosofia quanto em outras graduações que têm essa disciplina em suas grades curriculares, não só de Ciências Humanas, mas também de Ciências Biológicas, Exatas e Artes. Nas duas últimas décadas, multiplicaram-se também os cursos de extensão e especialização em Filosofia para profissionais das mais diversas áreas.
(b) Atuar na gestão de sistemas de educação básica e suas instituições de ensino, englobando: planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas e experiências educativas.
(c) Implantar projetos educacionais em escolas e empresas.
(d) Trabalhar no ramo editorial e de tradução de obras teórico-literárias.
(e) Atuar em grupos interdisciplinares de pesquisa em ciências cognitivas e neurociências, bem como no campo da bioética – que estuda as questões éticas surgidas, principalmente, do avanço das ciências biológicas e médicas.
(f) Atuar em ONGs, com profissionais de outras áreas, na implantação de projetos que visem à transformação da realidade social de determinados grupos da sociedade.
(g) A formação em Filosofa pode ser o diferencial em carreiras como as de jurista, psicólogo, neurocientista e linguista
(h) Proferir palestras em empresas sobre transformações da realidade, motivação, sentido para a existência no trabalho e relação entre família e trabalho.
(i) Produzir pesquisas e difundir criticamente nos meios de comunicação o conhecimento científico e a cultura literária, bem como prestar consultoria para instituições educacionais, científicas, artísticas ou culturais.
(a) Lecionar a disciplina de filosofia na educação básica e no ensino superior, em instituições públicas e privadas. A docência no ensino superior, na graduação ou pós graduação, é um caminho natural para os formados em filosofia que são mestres e doutores, tanto em cursos superiores de Filosofia quanto em outras graduações que têm essa disciplina em suas grades curriculares, não só de Ciências Humanas, mas também de Ciências Biológicas, Exatas e Artes. Nas duas últimas décadas, multiplicaram-se também os cursos de extensão e especialização em Filosofia para profissionais das mais diversas áreas.
(b) Atuar na gestão de sistemas de educação básica e suas instituições de ensino, englobando: planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas e experiências educativas.
(c) Implantar projetos educacionais em escolas e empresas.
(d) Trabalhar no ramo editorial e de tradução de obras teórico-literárias.
(e) Atuar em grupos interdisciplinares de pesquisa em ciências cognitivas e neurociências, bem como no campo da bioética – que estuda as questões éticas surgidas, principalmente, do avanço das ciências biológicas e médicas.
(f) Atuar em ONGs, com profissionais de outras áreas, na implantação de projetos que visem à transformação da realidade social de determinados grupos da sociedade.
(g) A formação em Filosofa pode ser o diferencial em carreiras como as de jurista, psicólogo, neurocientista e linguista
(h) Proferir palestras em empresas sobre transformações da realidade, motivação, sentido para a existência no trabalho e relação entre família e trabalho.
(i) Produzir pesquisas e difundir criticamente nos meios de comunicação o conhecimento científico e a cultura literária, bem como prestar consultoria para instituições educacionais, científicas, artísticas ou culturais.